Centro Empresarial retoma atividades culturais com oficina de cordas em Brusque

Após um período sem atividades culturais por causa da pandemia da Covid-19, o Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (Cescb) iniciou nesta segunda-feira, 13, uma oficina de cordas, promovida pela Escola de Música.

A Escola de Música e Orquestra de Câmara do Cescb, que esteve ativa por 14 anos, acabou prejudicada pela pandemia e teve as atividades paralisadas em abril do ano passado. Porém, com o lançamento da oficina, novos projetos devem ser retomados em 2022.

O projeto atual já possui alunos, mas ainda é possível se inscrever de forma gratuita para a primeira oficina oferecida com a retomada das atividades. As vagas estão disponíveis para alunos que já possuem conhecimentos em instrumentos como violino, violoncelo e viola.

Com o apoio empresarial e de entidades, as aulas serão realizadas semanalmente e vão até dezembro deste ano. Não há faixa etária mínima ou máxima, apenas que o aluno tenha afinidade com o instrumento. Para se inscrever, há um formulário disponível no link: bityli.com/CHyUI.

Para o presidente do Cescb, Edemar Fischer, o convite é estendido aos ex-alunos da Escola de Música ou pessoas que estão interessadas em retomar os estudos em instrumentos de corda. Segundo ele, os alunos que irão fazer parte da oficina também podem ser candidatos a bolsista na Escola de Música.

“Com o sucesso das oficinas e o apoio das empresas de Brusque e região, acredito que irá nascer um engajamento para o renascimento da Escola de Música, o que beneficia toda a comunidade”, ressalta Edemar.

Arquivo Centro Empresarial de Brusque/Divulgação

Engajamento 

De acordo com a coordenadora pedagógica da oficina, Meire Ruiz, a formação musical tem um papel extremamente significativo na constituição das pessoas. “Auxilia na ampliação do raciocínio lógico, no desenvolvimento do pensamento analítico, no favorecimento da capacidade de trabalhar em grupo, no desenvolvimento da autoexpressão”, explica.

Ela também inclui o desenvolvimento ético e moral de quem se dedica ao estudo de música, que reforça aspectos ligados à responsabilidade e ao comprometimento com o coletivo.

“Do ponto de vista educacional, investir esforços em um trabalho que promova a perpetuação da cultura, o ensino de música e a formação ética, moral e cidadã dos alunos dessas oficinas, representa investir diretamente em uma proposta que deve impactar na qualidade de vida de seus usuários, mas também de toda a comunidade que passa a ser impactada através da ação de cidadãos mais éticos, conscientes e comprometidos”, ressalta Meire.

Para o professor de música, Luiz Fernando São Thiago, o Centro Empresarial possui uma estrutura excelente e rara no estado, o que facilita muito o trabalho.

“Estamos muito animados com a perspectiva de realizar um trabalho musical contínuo e permanente na cidade. A expectativa é de dentro de pouco tempo, em torno de um a dois anos de atividades, poder apresentar para a cidade uma orquestra de cordas bem formada técnica e artisticamente”, destaca o professor.

Apoio empresarial

O cenário da pandemia levou a encerrar as atividades da Escola de Música do Cescb, decisão tomada após a repercussão das medidas de enfrentamento e combate à Covid-19. Isso impossibilitou a realização dos eventos agendados na entidade.

Também houve a suspensão dos recursos recebidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (Simmebr), associados para a manutenção do projeto.

Dessa forma, as empresas e entidades do município e região podem contribuir com os projetos culturais promovidos pelo Cescb. Atualmente, há três cotas disponíveis, que podem ser consultadas pelo telefone (47) 3044-3913, ou pelo e-mail adm@centroempresarialdebrusque.com.br.

Quanto mais apoio, novas atividades culturais podem ser promovidas e vagas nas oficinas  disponibilizadas para os alunos e comunidade.

The post Centro Empresarial retoma atividades culturais com oficina de cordas em Brusque appeared first on O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.