China: sócias da VW preocupadas com investimentos na JAC Motors

China: sócias da VW preocupadas com investimentos na JAC Motors

Está rolando ciúmes na China… A Volkswagen tinha um jogo duplo com suas sócias SAIC (Shanghai-VW) e FAW (FAW-VW) por lá, mas recentemente assumiu o controle da JAC-VW e está investimento pesado em Hefei, onde fica a sede da JAC Motors.

Sabe-se que a Volkswagen assumiu 75% da JAC-VW, que mudou até de nome, passando a ser chamada Volkswagen (Anhui) Co. Ltd. Só que a VW comprou metade da Jianghuai, a controladora da marca chinesa.

China: sócias da VW preocupadas com investimentos na JAC Motors

Agora, ela (VW) estaria querendo uma segunda fábrica da JAC em Hefei e isso levantou preocupações de suas sócias principais. Um executivo da FAW disse: “Estabelecemos uma boa base para o desenvolvimento da Volkswagen na China e eles não devem nos decepcionar no futuro.”

A Shanghai Auto não se manifestou oficialmente, mas também estaria preocupada com a VW de Anhui. No exterior, a Volkswagen divulgou que não haveria competição entre as sócias, dado que cada empresa tem produtos complementares.

De fato, a VW tem que duplicar sua gama de produtos na China para dar a cada uma das sócias, condições de igualdade. Seria como se a Hyundai contratasse a HPE para fazer também o ix35 com layout diferente daquele da CAOA, por exemplo.

China: sócias da VW preocupadas com investimentos na JAC Motors

Na China, praticamente todos os modelos localizados da VW possuem dois equivalentes, sendo um da FAW e outro da SAIC, mas havia diferenças. A FAW era mais “premium” e tinha a Audi. A SAIC era mais popular e detém a Skoda. Contudo, esta última agora também tem Audi.

Em Anhui, nome da província que fica Hefei (e Wuhu, a sede da Chery), a Volkswaghen iniciou com a marca Sihao e usando produtos da JAC, mas em 2023, já terá modelos com base na plataforma MEB.

A eletrificação é o foco da VW e isso colocará a “JAC” em patamar próximo das “rivais”. Para a VW, o mercado chinês terá 30 milhões de carros ao ano em 2030, sendo 12 milhões de elétricos e ela quer a maior parte disso.

[Fonte: Auto Home]

© Noticias Automotivas. A notícia China: sócias da VW preocupadas com investimentos na JAC Motors é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.