Jardim Botânico da UFJF será reaberto ao público nesta sexta-feira

As portas do Jardim Botânico serão reabertas ao público nesta sexta-feira (17). A área remanescente da Mata Atlântica poderá ser visitada pela população de terça a domingo, das 8h às 17h com a última entrada às 16h. A visitação permanece gratuita, sem necessidade de agendamento prévio. No entanto, a direção do Jardim divulgou algumas orientações de biossegurança aos visitantes, que farão parte do regramento para a entrada e a permanência no espaço, entre elas, o uso de máscara cobrindo boca e nariz em todos os ambientes durante toda a visita e o uso do álcool em gel disponível na portaria e nos banheiros.

Além disso, é aconselhável que os visitantes levem seu próprio álcool em gel e suas próprias garrafas d´água, a direção salienta que há bebedouros para que elas sejam recarregadas. Nesse primeiro momento, os piqueniques estão proibidos no espaço. Além das orientações de biossegurança, há outras prescrições, entre elas, o uso de calçado fechado, calça, boné e outros itens de segurança individual, além do cuidado com a queda de galhos e animais silvestres, inclusive os peçonhentos, como cobras e aranhas. Os locais de sentar, pisar e por a mão devem sempre ser verificados. Não é permitida a entrada de animais domésticos.

A reabertura é fruto do planejamento organizacional que visa a adequação das normas ditadas pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas da UFJF sobre a Covid-19. De acordo com a administração, os servidores e os colaboradores receberam capacitação para lidar com as exigências do momento. Foram adquiridos itens de segurança sanitária e equipamentos de proteção individual para os trabalhadores, além da realização da sinalização dos espaços com as novas normas para a visitação com segurança.

O número de visitantes simultâneos foi reduzido de 300 para 150, e o tempo de permanência estipulado é de duas horas. Alguns espaços permanecerão fechados ao público nesse primeiro momento, entre eles, a casa-sede, que abriga as galerias de arte; e o Laboratório Casa Sustentável. Algumas atividades também permanecem suspensas, como as visitas escolares, grupos maiores de seis pessoas e ensaios fotográficos. Está permitido percorrer a Trilha da Juçara, contemplar os dois lagos com deck e ainda a visita ao bromeliário e ao orquidário em implantação.

A direção reforçou ainda a importância do benefício social da reabertura do Jardim, com a possibilidade de contemplação da biodiversidade da mata, em um momento delicado. Essa oportunidade é vista como uma alternativa que favorece a saúde mental e física dos visitantes.

Orientações de acesso

A entrada do Jardim Botânico ocorre exclusivamente pela Rua Coronel Almeida Novais, sem número, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste da cidade. Não há estacionamento no Jardim, embora existam opções privadas no entorno. Há na entrada um bicicletário com dez baias, onde os usuários precisam levar seus próprios cadeados.

Quem for de ônibus, as linhas que passam mais próximo à entrada são a 111 e a 112 – Santa Terezinha/Mundo Novo, e a parada é feita no ponto final das linhas. Todos os percursos na área interna são feitos a pé. A direção destaca ainda que, por enquanto, a acessibilidade no espaço é reduzida. O caminho principal e as trilhas são de terra. Em períodos de chuva, a passagem pode ser dificultada pelas poças e pela lama, e o acesso à casa-sede é de paralelepípedo irregular.

O post Jardim Botânico da UFJF será reaberto ao público nesta sexta-feira apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.