SC tem quase 300 mil pessoas que não tomaram 2ª dose contra Covid no prazo; veja quem pode ser vacinado nesta quarta-feira


Dado é do Programa Nacional de Imunizações. SC tem 5,9 mil pessoas em tratamento contra Covid
Santa Catarina tem 297.016 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas não foram receber a segunda após o prazo recomendado pelos fabricantes. A situação ocorre com imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer (veja mais abaixo).
Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, com atualização de segunda-feira (13).
O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, destacou que é um “risco” postergar a segunda dose.
“Um dia a mais para tomar a segunda dose, mais um dia que a pessoa está colocando a vida em risco frente a formas graves da doença e de evoluir para um quadro quase irreversível, de hospitalização em leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, afirmou.
A pessoa pode ser considerada imunizada contra a Covid 14 dias depois de receber a segunda dose da vacina.
“Pessoas com a segunda dose têm redução para evoluir para casos graves [da doença]. A vacina é segura, é efetiva. Somente com a segunda dose a pessoas pode se considerar imunizada, inclusive contra a variante delta, que está em circulação em todo o estado de Santa Catarina”, afirmou o superintendente.
Profissional da saúde com dose da Covid-19
Ricardo Wolffenbüttel/SECOM
Os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações também mostram quantas pessoas deixaram de receber a segunda dose de cada fabricante:
AstraZeneca: 147.909 pessoas
CoronaVac: 78.005 pessoas
Pfizer: 71.102 pessoas
Vacinação nesta quarta-feira (15)
Veja como fica cronograma de vacinação contra Covid nas principais cidades de SC
Todas as maiores cidades catarinenses oferecerem a aplicação da segunda dose nesta quarta-feira (15). A maioria dela também aplica a primeira dose em adolescentes. Confira o calendário abaixo:
Florianópolis
Florianópolis imuniza com a primeira dose adolescentes entre 12 e 16 anos comorbidades, além de todos os adolescentes de 17 anos. Segunda dose para quem está no prazo. Confira aqui os locais de vacinação.
Joinville
Joinville aplica a primeira dose em adolescentes entre 12 e 15 anos com comorbidades e pessoas acima de 16 anos. Segunda dose para quem está no prazo. Dose de reforço para idosos em asilos.
Blumenau
Blumenau aplica a primeira dose em adolescentes entre 12 e 15 anos com comorbidades ou deficiência permanente ou gestantes, puérperas, lactantes, além de todos a partir de 16 anos. Segunda dose para quem está no prazo.
Itajaí
Itajaí vacina de primeira dose em adolescentes entre 12 e 16 anos com comorbidade ou deficiência permanente, grávidas, lactantes e puérperas, além de todos acima dos 17 anos. Segunda dose pra quem está no prazo. Dose de reforço para idosos a partir de 85 anos.
Criciúma
Criciúma imuniza adolescentes com a primeira dose entre 12 e 15 anos com comorbidades, e todos acima de 16 anos. Segunda dose para quem está no prazo. Dose de reforço para idosos acima de 80 anos.
Chapecó
Chapecó aplica a segunda dose para quem está no prazo. Dose de reforço para idosos a partir de 70 anos.
Lages
Lages vacina com a primeira dose adolescentes com comorbidades entre 12 e 16 anos, todos os adolescentes com 17 anos. Segunda dose para quem está no prazo. Dose de reforço em idosos a partir de 85 anos.
VÍDEOS: Vacinação contra Covid-19 em SC
Veja mais notícias do estado no G1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.