“A pandemia também devastou nossa saúde mental”

O isolamento social, o medo de contágio, a perca da renda tem impactado na saúde mental das pessoas mundialmente. Chefes das Nações Unidas tem lançado apelos aos governos sob necessidade de aumentar
urgentemente investimentos em serviços de saúde mental.

Infelizmente a covid-19 não afetou apenas a saúde física, mas também devastou nossa saúde mental. Para diminuir os efeitos negativos podemos adotar algumas medidas para proteger nossa mente. Lá vai algumas dicas:

  • Desligue-se: Vivemos na era da informação, mas o excesso dela também provoca uma sobrecarga de estímulos que podem aumentar os níveis de stress e de ansiedade. Procure usa-la para lhe aproximar de pessoas que ama e que estão distantes, ou então para quebrar com a solidão de pessoas que estão sofrendo com o isolamento. Desligue-se das redes, curta momentos com a família. Desligue o celular 30 minutos antes do horário de dormir, enquanto dorme mantenha a celular distante de sua cama, isso ajudará ter um sono mais tranquilo e restaurador.
  • Escolha com cuidado o que lê e assiste: Muitas vezes ficamos presos a canais de televisão com sangue na tela, esse tipo de noticiários baixa nossa frequência energética, causando sensações negativas. Evite esse tipo de noticiário, procure assistir programas que elevem realmente seu conhecimento e que aumente sua
    energia.
  • Descubra uma atividade prazerosa: Procure identificar quais atividade lhe trazem sensação de prazer, quem sabe uma caminhada, meditação, Yoga, leitura, fazer crochê, estar com os filhos ou netos, enfim algo que possa melhorar sua qualidade de vida, que contribua para seu bem-estar, assim reduzindo os níveis de stress, ansiedade e até mesmo tristeza.
  • Exercite seu corpo: Dance, brinque, caminhe, mesmo em casa, no youtube tem muitos canais de “exercícios em casa”. E hoje muitos Personais Trainers tem lançado cursos com treinamentos físicos para ser feito em casa.
  • Mantenha uma rotina: sempre se acreditou que a rotina é chata, mas pode ser terapêutico manter uma rotina, pois permite uma maior organização e um aumento na produtividade, trazendo uma sensação de controle e de segurança como consequência traz um conforto emocional. Estabeleça e respeite os horários para dormir, acordar e fazer as refeições.
  • Aproveite seu tempo: antes reclamávamos que não tínhamos tempo, agora que temos, perdemos tempo reclamando. Aproveite seu tempo para organizar a casa, ambientes limpos e organizados também favorecem para sua saúde mental. Livre-se dos entulhos e coisas que não usa mais, ou nunca usou. Pratique o bem, doe! E assim também estará liberando espaço para que novas cheguem.
  • Fiquei sozinho: Aprenda a gostar de sua companhia, fique sozinho com seus pensamentos. O silencio é um ótimo companheiro, respire fundo e tranquilize seus pensamentos, recarregue suas energias se reorganizando internamente. Isso é respeito por você mesmo.

Segundo a terapeuta holística Patricia Macedo em Papo de Mulher, fazer uma prece, colocar um aromatizador antes de dormir, e praticar meditação também são fortes aliados para a manutenção da saúde mental, além de manter os pensamentos elevados e positivos e praticar o bem. Além dessas dicas acima, procure checar sempre as notícias que recebe antes de compartilhar, pois ultimamente somos bombardeados por notícias falsa e doentias e acabamos aumentando e alimentando essa onda de negatividade.

Cuide-se para poder cuidar do outro!

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