Banco do Brasil planeja encerrar atividades em duas agências em Santos, SP


Mudanças fazem parte do plano de reorganização do banco. Sindicato diz que reestruturação também contará com alteração e fechamento de cargos Agência
Joá Souza/Futura Press/Estadão Conteúdo
Duas agências do Banco do Brasil devem encerrar suas atividades em Santos, no litoral de São Paulo, até o fim de fevereiro, segundo previsão do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. A mudança faz parte do plano de reorganização do banco, divulgado no início da semana e, segundo o Sindicato, deve resultar em demissões na região.
No Brasil, o banco estima fechar 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. A previsão é que, pelo menos, 5 mil funcionários sejam demitidos através dos programas disponibilizados. As agências na cidade que serão afetadas pelo plano de reorganização ficam na Rua Dom Pedro II, no Centro, e no bairro do Embaré, na Avenida Almirante Cochrane.
Há possibilidade de realocação dos funcionários em outras agências. Além disso, foram aprovadas duas modalidades de desligamento incentivado voluntário, o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.
Ao G1, André Elias, dirigente do Sindicato e também funcionário do BB, disse, por telefone, que as mudanças estão previstas para acontecer até o fim de fevereiro. O sindicato estima que, pelo menos, 50 funcionários devem ser demitidos até o fim dessa mudança. “Neste momento, estamos rodando agências e conversando com os trabalhadores”, disse.
Ele afirmou, ainda, que a reestruturação também contará com alteração e fechamento de cargos. “Não é favorável nem para o cliente, nem para o funcionário”, afirmou.
O Sindicato está organizando uma assembleia para discussão sobre a reestruturação, nesta sexta-feira (15), às 18h30, na sede do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, na Avenida Washington Luiz.
VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.