Foram 2.101 autuações durante os seis primeiros meses de 2020, contra 710 no mesmo período de 2019. Multas de trânsito aplicadas em Campinas aumentam em quase 200%
Apesar da circulação reduzida de veículos provocada pela quarentena do coronavírus, as infrações de trânsito em Campinas (SP) aumentaram bastante durante o primeiro semestre deste ano. Enquanto 2019 registrou 710 multas, os primeiros seis meses de 2020 registraram 2.101 autuações, representando um aumento de 195%.
Um trecho específico da cidade pode ser considerado como grande responsável pelo crescimento das infrações. Somente no cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a Rua Ferreira Penteado, na região central da cidade, o balanço mostrou que 1.995 multas foram aplicadas, ou seja, 95% do total do município.
De março para abril, o número saltou de 292 para 959, quase quatro vezes mais. O período coincide com a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou a suspensão dos avisos de autuação ao infrator durante a pandemia.
A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, foi até o local e flagrou diversas manobras proibidas feitas pelos motoristas, como conversões e avanço ao sinal vermelho, apesar da devida sinalização. A reportagem também flagrou um carro da prefeitura realizando a manobra.
Cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a Rua Ferreira Penteado, em Campinas (SP), é o local de mais infrações cometidas pelos motoristas
Posicionamentos
Carlos José Barreiro, Secretário de Transporte de Campinas, atribui o aumento das multas de trânsito justamente aos efeitos da quarentena. Segundo ele, a menor circulação de carros causa uma falsa impressão aos motoristas de liberdade.
“Acho que a redução no movimento nas ruas, dos veículos, fez com que houvesse aquela sensação de que ‘eu posso fazer qualquer coisa porque não estou sendo vigiado e nem monitorado’. Isso fez com que houvesse um aumento das infrações cometidas por videomonitoramento”, relata.
Sobre o carro da prefeitura, a EPTV enviou a placa para a Secretaria de Transportes, que disse que vai apurar o que aconteceu e tomar as devidas providências.
Em relação à suspensão dos envios dos avisos de infrações, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que a medida segue valendo por tempo indeterminado e que as multas estão sendo incluídas apenas no sistema deles.
O Detran reforçou também que os motoristas não vão ser prejudicados mais para frente, em caso de pedidos de revisão ou recursos.
Coronavírus: por que a quarentena é importante?
Com Agências