Carros com GNV podem ter vazamentos ou explodir em acidentes

Os carros com GNV (Gás Natural Veicular) são uma opção para diminuir custos com combustíveis. Entretanto, o motorista precisa ter cuidado com as manutenções necessárias para evitar vazamentos. Nesta segunda-feira (31), um carro com GNV capotou na SC-401 e o Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar o veículo, já que havia o risco de vazamentos. A substância é extremamente inflamável e um vazamento pode causar um acidente ainda maior.

De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), uma das principais causas de acidentes é a instalação de kits por empresas ou profissionais não registrados pelo órgão. Isso eleva o risco de vazamentos ou explosões.

No uso diário, o motorista precisa observar possíveis vazamentos de GNV, por meio do cheiro característico do gás. Se isso ocorrer, o condutor deve fechar imediatamente a válvula do cilindro de armazenamento. Logo em seguida, caso o veículo não rode exclusivamente com gás natural veicular, o condutor deve levá-lo a um instalador registrado pelo Inmetro, de preferência naquele que realizou a instalação do sistema, para inspeção e realização dos reparos necessários.

O que fazer em caso de emergências

  • 193 / Corpo de Bombeiros
  • 198 / Polícia Militar Rodoviária
  • 192 / Samu
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.