Conab reduz levantamentos sobre café para 3 etapas devido ao coronavírus


Próximo anúncio da safra está marcado para o dia 22 de setembro. Tamanho dos grãos é um dos pontos fortes do café arara
Filipe Martins
Em função das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que realizará apenas três levantamentos sobre a safra 2020 de café, ao invés das quatro atualizações feitas normalmente em cada ano.
Conab atualiza metodologia para cálculo de safras
Agronegócio passa ileso ao tombo recorde do PIB no 2º trimestre
O próximo anúncio está marcado para o dia 22 de setembro e será o 3º da safra. O segundo anúncio estava marcado para o mês de maio, mas teve que ser cancelado pelas restrições decorrentes do isolamento.
“O cancelamento do segundo anúncio ocorreu em virtude do período de análise coincidir já com o ciclo do 3º levantamento”, disse a estatal em nota nesta terça-feira.
“Todas as estimativas realizadas pela estatal são precedidas por levantamentos de campo… No entanto, devido à pandemia, neste ano não pudemos realizar o 2º levantamento in loco”, ressaltou o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana.
Flexibilização
Com o afrouxamento das medidas de isolamento social em algumas cidades, os dados para o 3º levantamento puderam ser coletados com algumas saídas a campo, realizadas pela Conab entre os dias 9 e 22 de agosto.
A Conab ainda disse que a apuração dos dados ocorreu de maneira presencial nos principais Estados produtores.
Minas Gerais registrou a combinação de pesquisa remota com a saída de campo, devido à propagação da doença não ocorrer de forma uniforme. Dessa maneira, o prazo de coleta de informações no Estado se estenderá até dia 4 de setembro.
Veja as notícias do campo do Globo Rural

Com Agências

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.