Contrato da Estapar é prorrogado até 14 de agosto em Itajaí

Empresa alegou necessidade de compensação por perda de arrecadação durante a pandemia

A prefeitura de Itajaí prorrogou o contrato do estacionamento rotativo com a empresa Estapar até o dia 14 de agosto. A concessão estava vencida desde o começo do mês. Segundo o município, a ampliação do prazo é prevista no contrato e foi feita para o reequilíbrio econômico-financeiro em função de suspensões de vagas durante o período contratual. É a segunda vez que o serviço é prorrogado este ano, após o vencimento do contrato em 13 de maio.

A primeira prorrogação foi de 51 dias. Conforme a prefeitura, 32 dias foram devido à interrupção do serviço durante a greve do transporte coletivo em 2017 e os outros 19 dias em decorrência da suspensão da cobrança das vagas no começo da quarentena em Itajaí, entre 19 de março e 23 abril.

Em nota, prefeitura explicou que a empresa questionou a prorrogação, argumentando que ocorreu em “período atípico”, de baixo potencial de receita devido à pandemia, com queda de quase 45% da arrecadação diária. As perdas foram comprovadas por meio da apresentação de planilhas e documentos, conforme o município, com base nos quais foi feita a nova prorrogação como medida de compensação financeira.

O futuro do sistema rotativo ainda depende de uma decisão do governo de Itajaí. A renovação da concessão pode ser feita por mais 10 anos, mas a empresa precisa comprovar que não teve o retorno dos investimentos ao longo dos primeiros 10 anos de contrato. Também está em discussão a ampliação das vagas, o que pode alterar os valores da concessão.

“A Estapar poderá atuar em Itajaí até 14 de agosto de 2020. Neste momento, o município de Itajaí está definindo de que forma ocorrerá o serviço de estacionamento rotativo na cidade após esse período”, informa a prefeitura. O sistema conta hoje com cerca de 2400 vagas. Um projeto de expansão prevê a criação de mais de 600 vagas, abrangendo novas ruas no centro e a implantação nos bairros, como na rua Estefano José Vanolli, no bairro São Vicente.

Com Agências

Adicionar aos favoritos o Link permanente.