Escola Bolshoi apresenta espetáculo “Chopiniana” pelo YouTube

Ao som de Chopin, apresentação está marcada para sábado (22), às 17h

No próximo sábado, 22 de agosto, às 17h, a Escola Bolshoi apresenta o balé “Chopiniana”, no canal do Youtube da Escola Bolshoi Brasil. A obra promete encantar o público, onde alunos e bailarinos tem a responsabilidade de passar toda a sensibilidade deste balé, também conhecido como “Les Sylphides”, que está no repertório da maioria das grandes companhias de balé mundo, coreografado pelo russo Mikhail Fokine, que faleceu neste dia 22 de agosto no ano de 1942.

Chopiniana

Um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. A obra descreve, apenas sugerindo, as sensações percebidas por eles, ao som da música de Chopin. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato.

O corpo de baile é a essência da obra. A plasticidade e leveza das mãos e os suaves gestos da cabeça completam a atmosfera do balé.

“Chopiniana” foi remontado para a Escola Bolshoi em 2007, pela professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, Alexander Bogatyrev.

(Foto: Vanderléia Macalossi/Bolshoi)
(Foto: Vanderléia Macalossi/Bolshoi)

Mikhail Fokine

O russo Mikhail Fokine tornou-se solista do Teatro Marynsky em 1904 e três anos depois criou o solo “A Morte do Cisne”, com música de Camille Saint-Saens para Anna Pavlova. Seu primeiro balé completo foi “Le Pavillon d’Armide”, para o Teatro Maryinsky,em 1909. Naquele mesmo ano, ele começou a coreografar para os Balés Russos de Diaghlev, onde ficou até 1918, quando emigrou para os Estados Unidos.

Sua obra é bem variada inclui romantismo, neoclassicismo, poesia, sensualidade e intensidade. Fokine criou balés para quase todos os grandes teatros da Europa e da América e a maioria deles permanece ainda hoje no repertório das companhias internacionais. Mikhail Fokine morreu em Nova lorque no dia 22 de agosto de 1942.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, estabelecendo uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.

Em 2020 a instituição completou vinte anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, a realização de todas as atividades da Escola é possível graças aos recursos garantidos pelos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas cientes do seu papel na sociedade, que doam produtos, prestam serviços gratuitamente e repassam contribuições financeiras, seja por benefícios fiscais, como a Lei de Incentivo à Cultura ou por recursos próprios. A Caixa é um desses amigos, que patrocina a Escola na categoria Diamante. A apresentação do balé “Chopiniana” no canal do YouTube da Escola Bolshoi tem apoio das empresas Hapvida e Madville.

Serviço

Bolshoi Brasil apresenta balé “Chopiniana”

Quando: 22 de agosto

Local: Canal do YouTube Escola Bolshoi Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.