Estado de São Paulo registra 15.619 novos casos do coronavírus em 24 horas

O estado de São Paulo anunciou hoje ter registrado mais 15.619 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Assim, o número de casos da covid-19 nas cidades paulistas desde o início da pandemia chegou a 655.181.

Em números absolutos, o maior número de casos foi registrado em 19 de junho, quando 19.030 novos diagnósticos foram contabilizados. Na ocasião, no entanto, o dado disparou devido à normalização do e-SUS, segundo o então secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann.

O sistema do SUS, que faz o levantamento ambulatorial de casos mais amenos da covid-19, passou por um processo de automação nos três dias anteriores à data. Assim, os dados não foram registrados de maneira correta, gerando uma subnotificação.

São Paulo ainda registrou 298 óbitos decorrentes da pandemia de ontem para hoje. O número de vítimas fatais subiu de 25.571 (ontem) para 25.896 (hoje).Em todo o estado, o índice de ocupação de leitos é de 58,3% — são 5.522 pacientes em UTIs e 7.150 em enfermarias.

De anteontem para ontem, São Paulo registrou 420 mortes. A oscilação no número nas últimas 48 horas preocupou o atual secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, que vê mais uma vez a possibilidade de represamento de dados.

“É importante que a gente observe que houve uma modificação, inclusive nos índices, na capital, na região metropolitana e no interior com o incremento do número de óbitos. Possivelmente, alguma situação de retenção de dados pode ter acontecido. Estamos checando essas informações”, analisou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.