Filmada em Floripa, série Crisálida faz sucesso na Netflix e terá 2ª temporada

Uma série nacional de TV totalmente filmada em Florianópolis vem fazendo sucesso desde que estreou na plataforma de streaming Netflix, há dois meses. Dividida em quatro capítulos, Crisálida é uma ficção que aborda a diversidade da cultura surda do sul do Brasil. A produção é a primeira série de ficção bilíngue realizada no Brasil, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português. A primeira temporada da série estreou em setembro de 2019 na TV Cultura mas a repercussão chamou a atenção da gigante Netflix.

A obra retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos. A narrativa promete modificar a tradicional percepção sobre os surdos, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somam cerca de 9,7 milhões no país, conforme censo de 2010.

(Foto: divulgação)

O projeto da série foi criado em 2014 pela estudante Alessandra da Rosa Pinho, aluna de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No mesmo ano, foi vencedor do edital do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis para a produção do episódio piloto. Com direção de Serginho Melo e fotografia de Edison Fattori, o filme estreou no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e, por conta da repercussão, o material foi reeditado resultando no curta-metragem homônimo. Exibido em festivais, o filme recebeu diversos prêmios, entre eles: o Prêmio Exibição do Festival Internacional de Cinema Infantil; Melhor Montagem na Mostra SESC de Cinema; e Menção Honrosa do Festival de Cinema Infantil.

Em 2016, o projeto foi contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema para a produção de quatro episódios de 30 minutos. A segunda temporada, contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema 2019, tem a produção prevista para meados de 2020.

(Foto: divulgação)

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.