Joinville prorroga suspensão dos ônibus até o fim de agosto

No dia seguinte à portaria do governo do Estado com detalhamento de regras regionais sobre medidas de restrição ao coronavírus, a prefeitura de Joinville resolveu prorrogar a suspensão do transporte coletivo por mais sete dias, a partir de domingo. O decreto deve ser publicado ainda nesta terça-feira. A justificativa foi o agravamento da pandemia na cidade, com lotação dos leitos de UTI na rede pública, o que motiva a manutenção de todas as medidas de restrição. Portanto, a suspensão do transporte está mantida até 30 de agosto, pelo menos.

Com a portaria estadual, a decisão sobre a circulação urbana dos ônibus passou a ser dos municípios. A competência voltou às prefeituras no início de junho, quando houve a retomada do serviço em Joinville. No entanto, o governo do Estado passou a suspender novamente o transporte coletivo em cidades de regionais de saúde em situação “gravíssima” em classificação de risco para a pandemia. É o caso da região de Joinville: por isso, os ônibus não estão rodando desde 20 de julho.

Em relação ao transporte de trabalhadores da saúde, com linhas suspensas pelas empresas desde o dia 9 de agosto e motivo de protesto de servidores municipais nesta terça-feira, a prefeitura alega que fez a proposta da subvenção de R$ 7,5 milhões, uma forma de compensar parcialmente os prejuízos das empresas. Mas o projeto foi retirado da Câmara de Vereadores após resistências. Nesse momento, as linhas só voltam quando o transporte coletivo for retomado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.