Meteorologia alerta para mudança no tempo em Floripa nesta quinta (13)

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu um alerta no começo da tarde desta quinta (13), informando sobre a possibilidade de uma severa mudança no tempo na Grande Florianópolis. Segundo o meteorologista Guilherme Schild, é alto o potencial para granizo de porte pequeno a grande, chuva intensa e alta incidência de descargas elétricas. Não é descartada a possibilidade de tornado e vendaval.

Os radares detectaram núcleos de forte intensidade vindos da Argentina e que chegam ao Brasil pelo Sudoeste do Paraná. Esses núcleos tem alta refletividade, ou seja, chuva intensa, intensa atividade elétrica, vento e granizo não é descartado.

O fenômeno deve também atingir o Vale do Itajaí e Planalto Sul de Santa Catarina, incluindo o Centro-Sul e região metropolitana de Curitiba, no Paraná. A previsão descreve uma rápida variação de corrente no vento, ou seja, alteração na direção e velocidade do vento ao longo de uma dada distância.

No Planalto Norte catarinense há relatos de granizo já na tarde desta quinta-feira (13). No decorrer das próximas horas, essas instabilidades vão descer para a Grande Florianópolis, onde há alerta para tempo severo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.