Pessoas tiram foto perto de árvore congelada pela frente polar no Sul do país

Com previsão de mais frio nos próximos dias, o Rio Grande do Sul já registrou neve em pelo menos nove cidades e chuva congelada em várias outras entre a quinta-feira (20) e a madrugada desta sexta-feira (21).

A expectativa é de mais geada e neve nas próximas horas para o Rio Grande do Sul e também Santa Catarina.

A mínima ocorreu na cidade gaúcha de Soledade, que registrou -7°C. Em São Francisco de Paula, a neve chegou a se acumular nas superfícies e a cobrir árvores. Foi registrada muita neve das 14 horas até o início da noite de quinta-feira.

Geralmente, os dias mais frios ocorrem entre junho e julho no Sul do país, mas neste ano a massa de ar polar reduziu as temperaturas em agosto.

Pessoas tiram foto perto de árvore congelada pela frente polar no Sul do país

Ainda houve neve na região serrana de Santa Catarina e a temperatura no Sul deve ficar ainda mais baixa neste fim de semana, de acordo com a meteorologista Estael Sias, da Metsul Meteorologia.

“Amanhã este frio se ampliará mais, alcançando parte do sul do Amazonas, Rondônia e Acre. A amplitude vai modificar ainda mais a temperatura pelo Centro-Oeste e parte do Norte do país. A janela de neve já está se encerrando, tendo um resquício do fenômeno ainda nesta sexta em algumas regiões [RS e SC]”, afirmou.

De acordo com Estael Sias, o alcance da massa de ar polar neste momento é um dos fatores que chama a atenção dos especialistas que monitoram o fenômeno.

“Já tivemos eventos assim. Eu não me recordo de isso ter acontecido nesta intensidade. Nós temos hoje temperaturas abaixo de 10ºC em pontos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e temperaturas na casa de 12ºC em Goiás. Aqui no Rio Grande do Sul grande parte das cidades registraram temperaturas abaixo de 0ºC.”, explica.

Segundo meteorologistas, esta queda na temperatura deve durar um período curto, intenso e potencialmente histórico. Para a Metsul, esse deve ser o maior evento de neve no país desde 2013.

Neve cobriu campos em São Francisco de Paula e outras regiões do Rio Grande do Sul

Previsão para SP

Sem chances de neve ou chuva congelada, São Paulo está em alerta para frio intenso e chuva volumosa até domingo. Temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas em praticamente todo o estado ao longo desta sexta-feira (21).

A combinação de céu nublado, chuva e ar gelado produz grande sensação de frio para os paulistas. Na capital, a tarde desta sexta-feira deve ser a mais fria do ano.

Segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura máxima registrada no Mirante de Santana, até 20 de agosto, foi de 15,9°C, no dia 15 de julho.

Tempo encoberto na Avenida Paulista, em São Paulo, por causa da queda de temperatura

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.