Rei tailandês restaura títulos para ‘primeira-concubina’ após levá-la para harém

O rei Maha Vajiralongkorn da Tailândia restaurou os títulos oficiais e a patente militar de sua consorte real, de acordo com um anúncio do palácio divulgado nesta quarta-feira, dia 2, quase um ano depois que ela foi acusada de ser desleal e desapareceu da vista do público.

A notícia ocorre no momento em que a Tailândia é tomada por protestos antigovernamentais, durante os quais também foram feitas exigências para restringir os poderes do rei recentemente expandidos, quebrando um forte tabu em uma nação onde a tradição conservadora considera o monarca como semidivino e acima de críticas.

Em outubro de 2019, Sineenat Wongvajirapakdi, de 35 anos, foi destituída do título de Royal Noble Consort, uma espécie de “primeira-concubina”, em uma declaração do palácio que a chamou de “ingrata” em conduzir uma rivalidade com a Rainha Suthida, esposa do monarca.

No entanto, uma declaração do governo publicada no “Royal Gazette” nesta quarta-feira disse que Sineenat “não está danificada” e, portanto, tem direito ao título de consorte real nobre e todos os seus cargos anteriores dentro do palácio, retomando seu antigo título de major-general.

Sineenat Wongvajirapakdi retomou títulos oficiais Foto: Divulgação / REUTERS”Portanto, a retirada de títulos reais, posição oficial no serviço à coroa em capacidade militar e postos militares e a revogação de todas as declarações nunca ocorreram”, disse o comunicado. O pedido entra em vigor em 28 de agosto.

General Sineenat Wongvajirapakdi, a Royal Noble Consort Foto: Divulgação / REUTERSSineenat desapareceu após sua humilhação pública e seu paradeiro não pôde ser confirmado ao longo desse período, mas nesta semana, o jornal “Bild” noticiou que ela havia chegado à Alemanha, onde o rei tailandês passa grande parte do ano.

O rei Vajiralongkorn foi oficialmente coroado como monarca constitucional em maio do ano passado, após assumir o trono pela primeira vez após a morte de seu pai em 2016, que reinou por 70 anos.

Dias antes de sua coroação, o rei se casou com a vice-chefe de sua guarda-costas pessoal, Suthida Tidjai, de 42 anos, dando a ela o título de Rainha Suthida Bajrasudhabimalalakshana.

Pouco mais de dois meses depois, ele conferiu o título de Royal Noble Consort para Sineenat, uma ex-enfermeira e sua guarda-costas. Foi a primeira nomeação desse tipo em quase um século, muito antes do fim da monarquia absoluta em 1932.

Com Agências

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.