Resultado do teste de Covid-19 sai em até três dias úteis em Gaspar

Até três dias úteis. Esse é o prazo médio estipulado pela prefeitura de Gaspar para que o resultado do teste de Covid-19 seja repassado ao paciente com suspeita da doença.

Hoje, a cidade trabalha com dois laboratórios: o Lacen e a Genolab. Cerca de 300 pessoas que fizeram o teste, em sua maioria, entre os dias 30 de julho (quinta-feira) e 2 de agosto (domingo) aguardam o resultado. De acordo com o secretário de Saúde de Gaspar, Arnaldo Gonçalves Munhoz Junior, apesar do prazo de até três dias úteis, ainda existem testes do dia 25 de julho aguardando resultado. “Estamos licitando a aquisição de mais testes rápidos e também PCR”, garante o secretário.

O resultado

As pessoas que fazem o teste são avisadas do resultado por telefone ou mensagem de WhatsApp. Por isso, é importante que, no momento da triagem, o paciente atualize o cadastro e passe o telefone correto para contato.

Quem pode fazer o teste?

Ainda conforme o secretário de Saúde, Gaspar segue o protocolo do Ministério da Saúde e faz o teste apenas nas pessoas que apresentam sintomas. “Ressaltamos que o Centro de Triagem não é um ‘Centro de Testagem’. Pedimos que só procure atendimento médico quem tem sintomas. Caso contrário, a pessoa pode estar colocando a própria saúde em risco, além de sobrecarregar o sistema de saúde”.

Três formas de testar se o paciente está com Covid-19:

– PCR: é o teste que coleta a mucosa do nariz e da boca com um cotonete. Ele determina se a pessoa está com o vírus ativo. Para o resultado ter eficácia, a coleta deve ser feita entre o terceiro e o sétimo dia de sintoma. “Por isso, muitas vezes o paciente é orientado a retornar em outra data para fazer a coleta”, justifica o secretário. O resultado desse teste sai, em média, em até três dias úteis.

– Teste Rápido: é o teste que fura o dedo. Ele determina se a pessoa já teve contato com o vírus e se já produziu anticorpos. Para ter eficácia, deve ser feito após o sétimo dia do primeiro sintoma. “O número de falsos negativos é alto”, diz Arnaldo. O resultado desse teste sai em 20 minutos.

– Critério Clínico Epidemiológico: durante avaliação, o médico pode atestar como ‘caso positivo’ mesmo sem a realização do exame. Isso acontece em casos que o paciente tem determinados sintomas e também teve contato ou convive com uma pessoa que já testou positivo.

Com Agências

Adicionar aos favoritos o Link permanente.