#Verificamos: É falso que Letícia Sabatella disse que defensores de Bolsonaro devem ‘morrer de fome’

Circula pelas redes sociais que a atriz Letícia Sabatella teria entrado em uma discussão com seguidores no Instagram. Na rede social, ela teria dito que deseja que o Brasil quebre e que todos os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “morram de fome”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Letícia Sabatella desce o Nível em discussão com seguidores no Instagram. Desejo que o Brasil quebre Mesmo e todos vocês defensores do Bozo, Morram de Fome”
Texto de imagem no Facebook que, até às 15h do dia 2 de setembro de 2020, tinha sido compartilhado por 500 pessoas 

 

FALSO

 

A informação analisada pela Lupa é falsa. A atriz Letícia Sabatella não disse que deseja que o Brasil quebre e que todos os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “morram de fome”. Não foi possível encontrar nenhuma declaração desse tipo na conta da atriz no Instagram, ou qualquer outra referência a essa declaração. Vale destacar que a atriz raramente responde comentários na rede social. Esse boato já foi desmentido por Sabatella anteriormente.

A imagem foi publicada originalmente no início da pandemia, mas voltou a circular em setembro. No dia 1º de abril, a atriz classificou essa informação como “fake news” e disse que não desejaria mal ao presidente Bolsonaro, mesmo não apoiando o governo. “Jamais desejaria o mal que este presidente e seus asseclas querem disseminar, para ninguém. Nem mesmo a ele, eu desejaria. Pois reconheço a gravidade deste vírus sendo espalhado e contaminando os mais frágeis. Este mandato está tão enfraquecido que seus assessores seguem apelando, de maneira baixa, sórdida, sem qualquer empatia, nenhuma ética ou escrúpulos. Sou a favor de que todos os cidadãos possam ser amparados pelo Estado, neste momento”, disse no Instagram.

Recentemente, a Lupa verificou um boato semelhante que mencionava a atriz Letícia Spiller. O post compartilhado no Facebook afirma que a atriz teria dito que bolsonaristas merecem “morrer de coronavírus ou fome”. Essa peça de desinformação que fala sobre Spiller usa a mesma fonte tipográfica que o post que menciona Sabatella, e a alegação é bastante similar. 

Em agosto, a Lupa publicou uma análise que mostra que os boatos que citam Covid-19 e celebridades brasileiras ganharam um tom político

Este boato também foi verificado pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.