VÍDEO: Após buzinaço, corpo de Mário Lanznaster é enterrado em Chapecó

Foi enterrado no fim da tarde deste domingo (18) em Chapecó, no Oeste do Estado, o corpo do empresário Mário Lanznaster. O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos morreu aos 80 anos durante a madrugada, às 04h23, no Hospital Unimed da cidade.

Enterro aconteceu no Cemitério Jardim do Éden, em Chapecó – Foto: Diego Antunes/NDTV

A despedida de Lanznaster iniciou perto do meio-dia no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), no bairro Saic. Familiares, autoridades, amigos, funcionários e anônimos lotaram o espaço para o adeus aos empresário.

Diversas autoridades, inclusive a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, estiveram no velório de Lanznaster. O governo estadual e a Prefeitura de Chapecó decretaram luto oficial de três dias.

“Uma perda muito grande, um sentimento de tristeza enorme. Ele deixou um legado muito importante e faz parte da história não só de Chapecó, mas do Brasil e do mundo. O nome dele será sempre lembrado pelo trabalho que fez”, destacou a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr.

Às 17h aconteceu um culto fúnebre e em seguida o corpo foi levado em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar para o Cemitério Jardim do Éden, às margens da SC-480 em Chapecó, onde foi sepultado perto das 18h.

“Para quem em 1968, com 30 anos, chegou na região Oeste do Estado somente com um diploma em uma mão e a esposa na outra, meu pai merece uma grande salva de palmas”, disse na despedida Fabiano Lanznaster, filho do empresário.

Quando o caixão deixou o ginásio onde ocorreu o velório, motoristas de caminhões da Cooperativa Aurora realizaram um buzinaço na rua Antônio Morandini em homenagem ao cooperativista.  (Assista abaixo)


https://static.ndonline.com.br/2020/10/WhatsApp-Video-2020-10-18-at-17.23.54.mp4https://vou.leraqui.net/wp-content/uploads/2020/10/WhatsApp-Video-2020-10-18-at-17.23.54.mp4

Lanznaster era catarinense, nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio. Casou-se com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.

Legado

Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos, terceiro maior conglomerado agroindustrial brasileiro do setor da carne, desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó, no Oeste de SC. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

Você pode gostar...